14/01/2011

REPONSABILIDADES DO MINISTRO DE LOUVOR - II

Outra tarefa que pertencia aos levitas era a de cuidar de todos os utensílios utilizados no tabernáculo. Tinham sido encarregados de mantê-los em ótimas condições e prontos para ser usados a qualquer momento. Imagino que isto significava lavar, limpar e polir estas ferramentas, feitas de ouro, prata e pedras preciosas. Ao utilizar qualquer um dos utensílios, estes tinham que estar prontos, limpos e bem cuidados.
Qual será a aplicação atual disto para nossa vida e nosso ministério?
Bom, os utensílios eram ferramentas e instrumentos que serviam para auxiliar o culto ao Senhor. Estavam no tabernáculo exatamente para atender em tudo relacionado ao ministrar ao Senhor, e por isso era importante que estas "ferramentas" estivessem sempre prontas, dispostas e preparadas para quando um dos sacerdotes precisasse utilizar qualquer uma delas. Os utensílios são aquelas coisas que temos para nos ajudar e nos auxiliar no culto ao Senhor.
Visto deste modo, acredito que agora seja fácil entendermos quais os "utensílios" de hoje em dia: os dons, as habilidades, os "presentes" que Deus tem nos dado para nos ajudar a servir-lhe melhor.
Devemos sempre nos lembrar que nossos dons são para que Ele possa receber a glória através deles; para nenhuma outra razão. Estes dons são nossos "utensílios" para servir melhor ao Senhor.
Por isso é importante que, como sacerdotes da Nova Aliança, você e eu tenhamos um compromisso de manter em ótimas condições nossos utensílios, de forma que no momento em que te¬nhamos que dispor deles, estejam polidos, brilhantes, limpos e prontos para dar realce ao serviço do Senhor.
Por exemplo, um dos "utensílios" mais bonitos e valiosos que temos é poder cantar louvores ao Senhor, e estarmos prontos no momento em que isso for necessário. Que bom seria se esse instrumento estivesse pronto, diligente e preparado para oferecer um cântico ao Senhor, que lhe trouxesse glória, honra e louvor!Ah, mas como é desagradável quando o instrumento não está pronto, mas todo sujo, descuidado, e conservado de forma medíocre.
Aqueles levitas que não limpavam e preparavam seus instrumentos eram. sempre os que ofereciam as coisas pela metade, malfeitas, mal preparadas e de muito mau gosto. Isto tem que mudar!
Como sacerdotes da Nova Aliança, nossos instrumentos, nossos dons e nossas habilidades, dados pelo próprio Deus, devem estar sempre preparados em condições perfeitas, capazes para oferecer nossos "sacrifícios de louvor" (Hebreus 13.15).
Uma das coisas que mais me desconcerta ao falar dos dons e ministérios é a negligência, ou o desprezo pelos mesmos. Quantas vezes vimos ou ouvimos certas pessoas dizerem: "Ai, TENHO que dirigir o louvor novamente" ou, "TENHO que ir à reunião para tocar", ou "TENHO que isto... ou TENHO que aquilo...", quando deveria existir uma mentalidade de PRIVILEGIADO.
O fato de Deus ter depositado estes dons e ministérios em vasos tão feios como nós (II Coríntios 4.7), é uma bênção, um presente, um verdadeiro privilégio que nun¬ca deveríamos desperdiçar nem desprezar, por qualquer coisa no mundo. Como é isso de que "TENHO" que fazer?
Deveríamos ter a atitude de "É UM PRIVILÉGIO" poder fazer isto ou aquilo! Quando existe um salmista que entende que isso não é um DEVER, mas um PRIVILÉGIO, então podemos nos dar conta de que este é um salmista que entendeu os "utensílios" preciosos que o Senhor lhe entregou para cuidar com toda atenção.
Quando prevalece a outra mentalidade descrita, é porque o salmista ainda não entendeu quão valiosos são os utensílios ou os instrumentos que o Senhor lhe deu. Quantos instrumentos preciosos Deus dá à Igreja de hoje.
Todos os dons do Espírito são utensílios para nos ajudar no serviço ao Senhor como sacerdotes. Todas as habilidades e capacidades que exis¬tem no Corpo de Cristo são os meios que Deus deu a sua Igreja, de forma a podermos serví-Lo melhor.
Poderíamos falar de muitos irmãos com diferentes dons, mas não haveria tempo suficiente para poder enumerá-los. O fato é que sempre devemos nos lembrar que se nos deram estes dons como instrumentos para o serviço do Senhor, temos que mantê-los em boas condições, e prontos para serem usados para Ele.
Falando de utensílios, existe outra questão que devemos nos lembrar: ele diz para que nós os administremos cuidadosamente e com mãos limpas.
Existe uma tremenda analogia a esta verdade: quando você e eu pegamos os instru¬mentos do Senhor, devemos fazê-lo com as mãos limpas! É uma desonra fazer uso dos dons e das habilidades que o Senhor em Sua graça nos deu, se nossas mãos não estiverem lim¬pas. Considere a seguinte passagem:
"Apartai-vos, apartai-vos, saí de lá, não toqueis cousa imunda; saí do meio dela; purificai-vos os que levais OS UTENSÍLIOS de Jeová" (Isaías 52.11).
Creio que esta passagem está muito clara e muito fácil de entender. Ao levar estes preciosos utensílios que o Senhor nos encarregou, devemos viver nossa vida consagrada e em santidade diante d'Ele.
Não podemos sujar nossas mãos com as coisas que contaminam os utensílios, porque ao dar de "comer" (figurativamente) ao Corpo de Cristo, poderemos enchê-lo de coisas que podem fazê-lo adoecer.
E mais, creio que em muitos lugares o Corpo de Cristo está doente, porque os sacerdotes não têm limpado as mãos antes de tomar os utensílios para ministrar ao Corpo.
As mãos estão manchadas de pecado e de muitas coisas imundas (filosofias, falsas doutrinas, mentalidades humanísticas), trazendo doença e anemia ao precioso Corpo de Cristo.
Se você é músico, pastor ou professor de escola dominical, líder de jovens ou de casais, zelador, porteiro do templo ou o que for, lembre-se sempre que possui um lugar muito importante dentro do Corpo de Cristo, e que ele deveria se manter limpo, puro e são, de forma que seu dom e seu serviço não façam o Corpo adoecer, mas o abençoe, o encoraje e o levante. LAVE AS MÃOS!
Da próxima vez que pensar nos dons que você tem, lembre-se de que eles são instrumentos a serviço do Senhor mais do que simplesmente habilidades para fazer algo. Cuide, limpe, guarde-o com amor e tenha-o sempre

Nenhum comentário: