14/01/2011

Os Levitas do passado e a sua relação com os ministros de louvor em nossos dias.


Os levitas eram os filhos de Levi, uma das doze tribos de Israel. Eram pessoas consagradas exclusivamente ao serviço do Senhor: não tinham que fazer outra coisa, além de encarregar-se de tudo relativo ao serviço do Senhor. Estas eram pessoas que, depois de terminada a construção do Tabernáculo instruído por Deus a Moisés, se encarregavam de cuidá-lo, transportá-lo, limpá-lo e nele servir. A acomodação física dos levitas quanto à sua residência no acampamento era estratégica, já que o Senhor ordenara que vivessem ao redor do Tabernáculo pois Deus desejava que este grupo de pessoas se dedicasse exclusivamente ao Seu serviço.
Era um povo separado dos demais, e como veremos a seguir, eles tinham um sistema econômico distinto dos outros judeus. Deus provia-os com certas coisas que os outros não recebiam. Tudo isso tinha um propósito específico e especial: separar os levitas dos demais, a fim de que se dedicassem exclusivamente à obra do Senhor.
Poderíamos estudar muitas coisas relacionadas aos levitas, mas para não entrarmos em detalhes, permita-me mencio¬nar apenas alguns dos pontos que se destacavam.
Existiam pessoas desta tribo designadas exclusivamente a certas tarefas, como por exemplo, os porteiros (II Samuel 18.26; II Reis 7.10; I Crônicas 9.21; II Crônicas 8.14); que eram pessoas que tinham ao seu cuidado as portas e as entradas do templo.
No tempo de Davi, existiam 4 mil levitas designados como porteiros. Também havia os cantores (I Crônicas 9.33; 15.16, 22, 27; II Crônicas 5.12; Esdras 2.70 e 7.7). Creio que seu trabalho era óbvio: cantar!
Em Esdras e Neemias menciona-se outro grupo interessante de levitas, que são os servidores do templo, que em outras traduções são os "netineos" (Esdras 2.70; 7.7 e 24; Neemias 7.73 e 10.28), pessoas dedicadas a serem servos dos levitas, ou seja, servos dos servos.
É interessante sabermos disso, mas o mais importante é notar que cada serviço na casa do Senhor, seja diretamente no templo ou indiretamente através do serviço aos que servem no templo, possui um lugar im¬portante no projeto de Deus. Todos temos um lugar importante dentro do Reino.
Bom, estas são algumas coisas que aprendemos sobre os levitas, sem entrar em muitos detalhes. E, por que investirei tanto tempo falando sobre os levitas? Por uma simples razão: neste capítulo aprenderemos acerca de muitas coisas esperadas desse grupo de pessoas, e também porque esse novo mover do Espírito Santo nestes últimos anos no meio do louvor e adoração tem permitido a comparação, em várias ocasiões, dos mú¬sicos de hoje aos levitas do Antigo Testamento.
Sem dúvida, existem coisas parecidas, mas antes de estudá-las mais profundamente, gostaria de enfatizar o seguinte: nosso sacerdócio, o do Novo Testamento, possui muito mais responsabilidade do que o do Antigo Testamento.
Hoje em dia, você e eu nos colocamos muito mais em jogo como sacerdotes da Nova Aliança (Apocalipse 1.6). Muito tem nos sido dado para que possamos ser estes sacerdotes, e daquele que muito tem recebido muito será cobrado (Lucas 12.48).
Jesus deu sua própria vida para que você e eu pudéssemos ser sacerdotes da Nova Aliança, derramou seu precioso sangue, pagou um preço tão alto que nunca nenhum outro homem poderá pagá-lo pela nossa redenção. Alguns dias após subir aos céus, Ele nos enviou o Consolador, o Espírito Santo, para nos guiar, ensinar e conceder poder para que nos mantivéssemos nos caminhos que Jesus mostrara enquanto estava aqui na terra. Tudo isso foi dado para que você e eu pudéssemos nos tornar sacerdotes da Nova Aliança. Por isso, eu creio que nosso sacerdócio possui uma responsabilidade muito maior que o dos levitas no Antigo Testamento.
Precisamos sempre nos lembrar de estudar as responsabilidades que tinham os levitas, pois além de aprendermos aquilo que era esperado deles e colocar isso em prática em nossas vidas.
Resumindo: nosso sacerdócio tem muito mais responsabilidades do que o dos levitas, pois temos um sacerdócio muito mais efetivo que o deles. Sempre que usar a palavra "levita" para referir-se a um músico, ministro ou servo de hoje, lembre-se que, embora existam semelhanças, nosso sacerdócio requer muito mais de nós que o dos "levitas".

Nenhum comentário: