02/10/2008

MENSAGEM

Bem-aventurados os pacificadores – Mateus – 5 9-12


Essa bem-aventurança coloca em destaque um princípio espiritual - a paz - levando-nos a meditar nas profundas verdades teológicas e doutrinárias sobre os filhos de Deus.


1.1 Pacificação é uma obra divina. Deus é o au­tor da paz, da reconciliação. Contudo, é bom lembrar que a paz estabelecida por Deus custou alto preço, ela foi feita a preço de sangue. Isso deve nos alertar para o fato de que a paz não se estabelece a qualquer preço, ela é um empreendimento custoso.

O trabalho do pacificador envolve duas vertentes: levar pecadores a se reconciliarem com Deus por meio de Cris­to e trabalhar pela união da igreja. A busca da união, em qualquer dos casos, exige pureza de doutrina e de condu­ta. Os pacificadores, ao mesmo tempo, amam-se mutua­mente e promovem a paz entre os homens pela pregação do evangelho da paz (l Co 1.18 ).

Por sua natureza, o homem natural não se dispõe a aceitar a Cristo e a proclamação do Evangelho produz uma guerra intima no coração do pecador. Por essa ra­zão, Jesus afirmou: "Não (...) vim trazer paz, mas espada" (Mt 10.34). Essa situação é culpa do homem e não de Cristo porque nele há reconciliação e paz (Mt 11.27-30).



1.2. Por que são bem-aventurados os pacificadores?


Evidentemente, eles são abençoados porque diferem de todas as demais pessoas. Exercem sua influência com o fim de promover a paz e o amor, quer em particular, quer em público. Eles se esforçam para aproveitar qualquer opor­tunidade que se lhes apresente para promover a reconci­liação entre os que estão em desavença. Os verdadeiros pacificadores vivem para a glória de Deus e, nesse propósito, gastam sua vida. A visão que têm sobre si mesmos difere diametralmente da que têm os filhos das trevas. Eles procuram seguir de perto o en­sino de seu Mestre e Senhor: "Quem acha a sua vida [neste mundo] perdê-la-á" (Mt 10.39).

Os pacificadores têm uma nova visão do seu seme­lhante. Eles assumem a tarefa de levar a mensagem da paz aos que estão sob o domínio do príncipe das trevas.

Sob essa óptica tridimensional, eles aprendem que pre­cisam dominar a língua conforme Tiago 1.19. Controlar a língua é uma das melhores maneiras de ser pacificador sendo um semeador da paz e não de contenda , para estabelecer a paz, o pacificador deve encarar os fatos à luz do evangelho e buscar os meios para estabelecê-la .Por fim , o pacificador , em qualquer situação , em qualquer lugar, esforça-se para difundir a PAZ.

Transcrito – Mensagem sermão do monte

Nenhum comentário: