05/10/2008

COMO MATAR UMA IGREJA

A igreja é uma instituição divina que congrega pessoas redimidas no sangue de Cristo. Mas, infelizmente, fazem parte dela também pessoas que não se quebrantam e, por isso, não se permitem gozar de verdadeira comunhão com Deus. Observemos a atitude dessas pessoas e procuremos identificar nelas a aplicação das "regras de fé e de prática” contidas na Bíblia.
Se você, meu irmão ou irmã, como membro da igreja quer fazê-la sucumbir, faça o seguinte:

1. Deixe de freqüentar a EBD e os cultos regulares. Se comparecer, chegue sempre atrasado e apresente as mais esfarrapadas desculpas; e fique na calçada criticando e fofocando com outros irmãos.

2. Não traga seu filho à igreja com a falsa justificativa de que ele é pequeno e não entende. Se trouxer seu filho, deixe-o correr e brincar o tempo todo para prejudicar a reverência.

3. Culpe sempre o pastor por qualquer problema que ocorra. Se o pastor não tiver culpa, critique-o por ter tomado providências para sanar o problema.

4. Faça o possível e o impossível para manter o pastor triste. Apesar da recomendação de Hebreus 13:17 – Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. – agrida seu pastor sempre que possível. Preferencialmente, faça isso escondido, sem que ele saiba. Afinal, ele merece o seu desprezo e falta de respeito.

5. Nunca aceite cargo ou compromisso de liderança.Se aceitar cargo ou compromisso, cumpra-os com negligência, ou não faça nada e deixe que tudo transcorra na mesmice de sempre.

6. Fale mal, constantemente, dos irmãos que estão trabalhando, ou que estão intercedendo, pois isso os desestimula. Jamais perdoe. Alimente sua alma de ira, pois, afinal, você é a única pessoa certa e santa na igreja. Seu zelo pela igreja deve levá-lo a até sugerir que as pessoas de quem você não gosta saiam da igreja.

7. Não contribua para o sustento da igreja, ou da obra missionária. Se contribuir, seja desonesto, ofertando apenas para cumprir uma pesada obrigação.

8. Não cultive sua vida devocional. Não leia a Bíblia, não ore e não se preocupe com testemunho. Não tenha o mínimo de interesse em levar pessoas a Jesus ou discipular os novos decididos. Você já está garantido no céu, danem-se os outros.
Seria interessante observarmos o que a Bíblia exorta quanto aos destruidores da igreja, conforme está em Romanos 16:17-20, para que revertamos tal quadro diabólico. Diz assim essa passagem da Escritura — E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Se você, amado irmão ou irmã, tem no seu coração desejo de ser instrumento de Deus para fazer crescer e vivificar a igreja, faça justamente o contrário do listado nestas regras funestas, dedicando sua vida ao Senhor Jesus para abençoar, com o crescimento de Deus, a igreja. Se você assumir este desafio, realmente você fará diferença no Reino de Deus.

Esta mensagem foi transcrita da Revista Homem Batista de janeiro de 2001 e foi postada pelo Rev. Pedro Corrêa Cabral da Primeira Igreja Presbiteriana do Tabuleiro em Maceio.

Nenhum comentário: