06/01/2009

OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE

(Hebreus 13:17 - I Tessalonicenses 5:12-13)

Vivemos em um mundo que caminha para o fim, logo se caracteriza pelo caos em praticamente todos os setores da vida. Neste desgaste encontramos a moral, a pureza, a sanidade e, sobretudo a autoridade caminhando para o absurdo, para o nada, para a desordem. Este caos instaurado na sociedade secular, embora devesse ser o contrário, tem influenciado e até se estabelecido dentro da Igreja. Encontramos o povo de Deus, de alguma forma em uma ou outra área, com grandes dificuldades de se colocarem debaixo de princípios de governo e autoridade. Viver com Jesus é viver debaixo de autoridade, é sentir-se bem ao submeter-se.

O QUE É AUTORIDADE?
Autoridade é poder. A autoridade tem sua fonte em Deus que é a maior autoridade. Ele confere autoridade: Aos governos - IIPd 2.10,11; Rm 13.1; IPd 2.13,14 (presidente, prefeito, governador, professor, polícia..)Aos Pais Ef. 6.1; Col 3.20; Ex.20 Ao esposo - Ef.5.22-24; Tito 2.4; I Pd 3.1 À Igreja (Deus estabeleceu autoridades dentro da igreja) - I Pd 5.1-2; Ef. 4.11-13; ( Pastores, Presbíteros, Diáconos ).

A ORIGEM DA OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE - Rm. 13:1-2
O relacionamento debaixo de autoridade procede do relacionamento da Trindade - O Filho obedece ao Pai, o Espírito se submete ao Pai e ao Filho e o Pai trabalha de conformidade, em sintonia com o Filho e o Espírito. Deus estabeleceu a autoridade com o propósito de estabelecer a ordem e a paz nos relacionamentos de grupo (I Tm. 2:2).

ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A AUTORIDADE
Submissão - É estar debaixo da missão e da cobertura da autoridade, mesmo quando comete-se um erro; se está debaixo da missão, aceita-se a disciplina.
Obediência - É o resultado da submissão - Quando reconheço que estou sob a direção de uma autoridade, obedeço. Ou se a autoridade me ordena fazer algo contrário à Palavra,

CONCLUSÃO:
Salmos 105:15 Diz: “Não toqueis nos meus ungidos nem maltrateis os meus profetas”. Busquemos, em nome de Jesus, unção e sabedoria para nos submetermos a todos os nossos líderes. Sejam do lar, do trabalho, de governo ou da Igreja e a mão do Senhor estará sobre nós. A rebeldia e desobediência é um princípio de morte, necessita de cura. Princípio de Satanás (Jer.3.22- João 10.10 ) .Obedecer ao senhor é ter vida.

Nenhum comentário: