08/07/2008

MENSAGEM PASTORAL

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS NA EDUCAÇÃO DE SEU POVO


A Bíblia é o livro que Deus deu para o ensino e educação de seu povo. Quando Deus libertou Israel da escravidão do Egito fez uma promessa e disse a Moisés: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”(Ex. 19 5,6). Logo após esse acontecimento o Senhor Deus deu as leis e estatutos que dirigiriam os destinos da nação. Deus continuou ensinando o seu povo através dos juizes e dos profetas. Deus sempre revelou sua Palavra a homens adultos para ensinar outros homens adultos.


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3.14-17). A Bíblia é, portanto, o livro fundamental para o ensino e a educação de jovens e adultos. Jesus é chamado de mestre 45 vezes nos Evangelhos, e nunca foi designado como pregador. Ele mesmo se apresentava como mestre: “Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou” (Jo 13.13). A encarnação de Jesus Cristo tem dois aspectos importantes com relação ao seu desempenho como mestre:


1- Em seu aspecto encarnacional: O primeiro aspecto reside no fato de ele ser Deus e possuir as perfeitas qualidades de Deus. Ele foi o único ser perfeito neste mundo. Tal fato dava-lhe uma autoridade incomparável e que o diferenciava dos escribas e rabinos de seu tempo. O Evangelista Marcos registrou que ele “designou doze para estarem com ele” (Mc 3.14) e serem seus discípulos e pescadores de homens e continuadores de seu discipulado “...ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele tinha ensinado” (cf. Mt 28.20);

2- O conhecimento da natureza humana: Essa é uma qualificação importantíssima, uma vez que para aplicar a Bíblia à vida do aluno, há a necessidade de conhecê-lo muito bem, pois as Escrituras foram dadas para ensinar, corrigir, disciplinar e educar na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito” (2 Tm 3.17). O professor precisa compreender a vida humana e seus problemas para aplicar o remédio escriturístico.

Nenhum comentário: