05/10/2008

COMO MATAR UMA IGREJA

A igreja é uma instituição divina que congrega pessoas redimidas no sangue de Cristo. Mas, infelizmente, fazem parte dela também pessoas que não se quebrantam e, por isso, não se permitem gozar de verdadeira comunhão com Deus. Observemos a atitude dessas pessoas e procuremos identificar nelas a aplicação das "regras de fé e de prática” contidas na Bíblia.
Se você, meu irmão ou irmã, como membro da igreja quer fazê-la sucumbir, faça o seguinte:

1. Deixe de freqüentar a EBD e os cultos regulares. Se comparecer, chegue sempre atrasado e apresente as mais esfarrapadas desculpas; e fique na calçada criticando e fofocando com outros irmãos.

2. Não traga seu filho à igreja com a falsa justificativa de que ele é pequeno e não entende. Se trouxer seu filho, deixe-o correr e brincar o tempo todo para prejudicar a reverência.

3. Culpe sempre o pastor por qualquer problema que ocorra. Se o pastor não tiver culpa, critique-o por ter tomado providências para sanar o problema.

4. Faça o possível e o impossível para manter o pastor triste. Apesar da recomendação de Hebreus 13:17 – Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. – agrida seu pastor sempre que possível. Preferencialmente, faça isso escondido, sem que ele saiba. Afinal, ele merece o seu desprezo e falta de respeito.

5. Nunca aceite cargo ou compromisso de liderança.Se aceitar cargo ou compromisso, cumpra-os com negligência, ou não faça nada e deixe que tudo transcorra na mesmice de sempre.

6. Fale mal, constantemente, dos irmãos que estão trabalhando, ou que estão intercedendo, pois isso os desestimula. Jamais perdoe. Alimente sua alma de ira, pois, afinal, você é a única pessoa certa e santa na igreja. Seu zelo pela igreja deve levá-lo a até sugerir que as pessoas de quem você não gosta saiam da igreja.

7. Não contribua para o sustento da igreja, ou da obra missionária. Se contribuir, seja desonesto, ofertando apenas para cumprir uma pesada obrigação.

8. Não cultive sua vida devocional. Não leia a Bíblia, não ore e não se preocupe com testemunho. Não tenha o mínimo de interesse em levar pessoas a Jesus ou discipular os novos decididos. Você já está garantido no céu, danem-se os outros.
Seria interessante observarmos o que a Bíblia exorta quanto aos destruidores da igreja, conforme está em Romanos 16:17-20, para que revertamos tal quadro diabólico. Diz assim essa passagem da Escritura — E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Se você, amado irmão ou irmã, tem no seu coração desejo de ser instrumento de Deus para fazer crescer e vivificar a igreja, faça justamente o contrário do listado nestas regras funestas, dedicando sua vida ao Senhor Jesus para abençoar, com o crescimento de Deus, a igreja. Se você assumir este desafio, realmente você fará diferença no Reino de Deus.

Esta mensagem foi transcrita da Revista Homem Batista de janeiro de 2001 e foi postada pelo Rev. Pedro Corrêa Cabral da Primeira Igreja Presbiteriana do Tabuleiro em Maceio.

02/10/2008

MENSAGEM

Bem-aventurados os pacificadores – Mateus – 5 9-12


Essa bem-aventurança coloca em destaque um princípio espiritual - a paz - levando-nos a meditar nas profundas verdades teológicas e doutrinárias sobre os filhos de Deus.


1.1 Pacificação é uma obra divina. Deus é o au­tor da paz, da reconciliação. Contudo, é bom lembrar que a paz estabelecida por Deus custou alto preço, ela foi feita a preço de sangue. Isso deve nos alertar para o fato de que a paz não se estabelece a qualquer preço, ela é um empreendimento custoso.

O trabalho do pacificador envolve duas vertentes: levar pecadores a se reconciliarem com Deus por meio de Cris­to e trabalhar pela união da igreja. A busca da união, em qualquer dos casos, exige pureza de doutrina e de condu­ta. Os pacificadores, ao mesmo tempo, amam-se mutua­mente e promovem a paz entre os homens pela pregação do evangelho da paz (l Co 1.18 ).

Por sua natureza, o homem natural não se dispõe a aceitar a Cristo e a proclamação do Evangelho produz uma guerra intima no coração do pecador. Por essa ra­zão, Jesus afirmou: "Não (...) vim trazer paz, mas espada" (Mt 10.34). Essa situação é culpa do homem e não de Cristo porque nele há reconciliação e paz (Mt 11.27-30).



1.2. Por que são bem-aventurados os pacificadores?


Evidentemente, eles são abençoados porque diferem de todas as demais pessoas. Exercem sua influência com o fim de promover a paz e o amor, quer em particular, quer em público. Eles se esforçam para aproveitar qualquer opor­tunidade que se lhes apresente para promover a reconci­liação entre os que estão em desavença. Os verdadeiros pacificadores vivem para a glória de Deus e, nesse propósito, gastam sua vida. A visão que têm sobre si mesmos difere diametralmente da que têm os filhos das trevas. Eles procuram seguir de perto o en­sino de seu Mestre e Senhor: "Quem acha a sua vida [neste mundo] perdê-la-á" (Mt 10.39).

Os pacificadores têm uma nova visão do seu seme­lhante. Eles assumem a tarefa de levar a mensagem da paz aos que estão sob o domínio do príncipe das trevas.

Sob essa óptica tridimensional, eles aprendem que pre­cisam dominar a língua conforme Tiago 1.19. Controlar a língua é uma das melhores maneiras de ser pacificador sendo um semeador da paz e não de contenda , para estabelecer a paz, o pacificador deve encarar os fatos à luz do evangelho e buscar os meios para estabelecê-la .Por fim , o pacificador , em qualquer situação , em qualquer lugar, esforça-se para difundir a PAZ.

Transcrito – Mensagem sermão do monte

PLENÁRIAS

Dia 12 - Plenária: U P H

Dia 19 - Plenárias: SAF - UMP - UPA - UCP

ENSAIOS DO LOUVOR - OUTUBRO

Dia 05 - Jovens ( após a escola dominical )
Dia 12 - Adolescentes ( sábado 15h30 )
Dia 19 - Equipe de louvor ( sábado 17h30 )
Dia 26 - Jovens ( após a escola dominical )

Aleluia!
Rendei graças ao SENHOR,
porque ele é bom
; porque a
sua misericórdia
dura para sempre.
Salmos 106-1

SAF EM REVISTA


R$ 16,00

Para a renovação da SAF em revista, que é até o dia 26 de outubro, procurar a irmã Creusa.

REFORMA PROTESTANTE

No dia 26 de outubro teremos um drama com o titulo "Reforma Protestante" com alguns adolescentes e alguns homens no horário da meditação da escola dominical.
Convide seus amigos e saiba qual foi a razão da reforma e porque foi necessário e quem foi o grande reformador.
DEUS OS ABENÇOE

Porque no evangelho e revelada, de fé em fé, a justiça de DEUS, como esta escrito: Más o justo vivera da fé.
Romanos 1-17


DATAS OFICIAIS DA IPB

Estas são as datas oficiais comemoradas pela Igreja Presbiteriana do Brasil.

11 - Dia da SAF em Revista
12 - Dia das crianças e dia nacional da criança Presbiteriana
31 - Dia da Reforma Protestante


BOLETIM DE NOVEMBRO

Todas as informações que deverão sair no boletim de novembro devem ser passadas até o dia 21 de outubro.

DIRETORIA 2009

ATENÇÃO PRESIDENTES DE SOCIEDADES INTERNAS, O MÊS DE OUTUBRO DEVE-SE PENSAR EM ELEIÇÕES PARA A NOVA DIRETORIA PARA O ANO DE 2009.
ESTEJAM ATENTOS.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE OUTUBRO

02 - Maria Assunçao de Jesus
04 - Valdemar de Souza Lopes
04 - Valdecir de Abreu
05 - Eloisa e Ademir (CASAMENTO)
06 - Eunicea Moreira Vargas
07 - Constantino Dobrota
10 - Cleonice Ferreira da Silva
12 - Pb.E. Arao e Carmelita (CASAMENTO)
14 - Marilena Mendel Vargas Silva
15 - Ester Araujo Silva
15 - Jacicleide Maria do Nascimento
17 - Vitor Silva Alquimim
18 - Bruno Arao dos Santos
20 - Edna Figueira G. Santos
20 - Dc. Nelson de Andrade
21 - Marlete Mendel Vargas Costa
21 - Esmeraldo e Jailton (CASAMENTO)
24 - Arcilia Louback Sardinha
26 - Maria Florença da Silva
27 - Eudi Alves Praxedes
27 - Luciano Pereira Figueiras
30 - Marinete Mendel Vargas